Faculdade de Jogos Digitais Vale a Pena?

Welinton Faria

Game Design

Esta é uma das dúvidas mais comuns de quem quer começar na área de desenvolvimento de jogos. Mas calma, uma faculdade não a única forma de se preparar para ser um desenvolvedor de jogos.

Neste artigo, darei uma breve explicação sobre como funciona a faculdade de jogos digitais, seus pontos positivos e negativos.

Desenvolvimento de Jogos é mesmo o que eu quero?

Diria que o primeiro, e mais importante, passo pra saber se uma faculdade de jogos digitais vale a a pena pra você é saber se você realmente quer ser um desenvolvedor de jogos.

"Bom, se eu cheguei até aqui é porque eu sei que é, né?" - Você deve ter dito isso, eu sei.

Mas o ponto aqui é: o desenvolvimento de jogos não é sobre se divertir todos os dias jogando jogos. É sobre muito trabalho duro, dedicação e estudo. Engana-se quem acha que desenvolvedores de jogos passam o dia inteiro jogando (tá, a gente até joga bastante. Mas na maior parte do tempo nem é pra se divertir).

Então, o que eu sugiro:

Antes de se comprometer à qualquer faculdade, crie um jogo. Pode ser qualquer jogo simples, a ideia aqui é você colocar a mão na massa e sentir se o desenvolvimento de jogos é pra você, ou se você só gosta de jogar (se este for o caso, não tem nada errado também).

O canal da Teion Games no Youtube tem uma série ensinando a criar um jogo simples do zero, na Unity.

Se, depois de criar um jogo, você continuar acreditando que desenvolvimento de jogos é o que você quer fazer, vamos pros próximos pontos.

Qual o meu objetivo?

"Ser desenvolvedor de jogos, durrr"

Não, não é tão simples.

Antes de entrar em qualquer faculdade, e com jogos digitais não é diferente, você precisa saber qual o seu objetivo com este curso. Você quer um diploma? Você quer aprender? Você quer fazer networking? Você quer seguir carreira acadêmica? Você quer conseguir um emprego como desenvolvedor de jogos?

São muitos questionamentos neste momento, e é importante que você saiba com clareza qual seu objetivo.

Eu só preciso do diploma

Hoje em dia, é bastante comum as empresas exigirem ainda diplomas da área de tecnologia para filtrar os candidatos às vagas. Se o seu objetivo for apenas conseguir um diploma para preencher à esse requisito, você precisa analisar se o diplome de jogos digitais é o melhor para você.

Por exemplo, se você quiser um diploma de jogos digitais apenas para tentar vagas na área de programação, não vale a pena. Você teria muito mais proveito cursando Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Eu quero aprender conceitos de desenvolvimentos de jogos

Aqui a faculdade de jogos digitais começa a ser mais útil para você. Porém, a faculdade não é a única maneira de se conseguir conhecimento. E, mesmo cursando jogos digitais, você ainda vai precisar estudar muito para conseguir aprender as técnicas, ferramentas e metodologias utilizadas no mercado. Isso é normal, é uma coisa da graduação. Muitas pessoas entram em um curso de faculdade e acham que somente o que aprendem em sala de aula é o suficiente, mas isto não poderia estar mais errado.

Eu quero fazer networking

Uma das coisas de uma faculdade presencial que é bem difícil de ser substituida. A faculdade pode te conectar com pessoas da área e expandir a sua rede de conexões de maneira absurda. Nos dias de hoje, existem outras formas de se conseguir um network, porém é preciso dizer que em uma faculdade isso acontece de forma bem natural e de forma bem mais fácil.

Eu quero seguir carreira acadêmica

Se você quer seguir carreira acadêmica na área de jogos, este curso faz muito sentido pra você. Diria que é o caso em que eu mais recomendaria.

Quero conseguir um emprego como desenvolvedor de jogos

Se conseguir um emprego como game dev for o seu objetivo, existem dois pontos muito importantes aqui:

  1. Portfólio: O que mais pesa, hoje em dia, quando você se candidata à uma vaga é o seu portfólio. Nele você vai mostrar o que você consegue fazer, na prática. Os resultados que você obteve. Sim, uma faculdade vai te ajudar bastante. Mas sem um bom porftólio, um diploma é só um pedaço de papel.
  2. Em qual área eu quero trabalhar?: Outro ponto importante é saber em qual área você quer trabalhar. Pois, se você quiser trabalhar na área de programação de um jogo, uma faculdade de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação, denovo, seriam muito melhores, já que o que você aprende dessa área no curso de jogos digitais é bem básico. O mesmo se aplica à artistas, modeladores... Na minha visão, a única área que se beneficia de forma razoável do curso de jogos digitais é a de game design, pois você vai aprender um pouco de cada coisa. O que vai permitir com que você consiga ter uma comunicação melhor com seu time.

Como encontrar uma boa faculdade

Se, depois de todas essas indagações, você ainda achar que a faculdade de jogos digitais é o que você quer, vamos para o próximo passo: encontrar uma boa faculdade.

Não falarei sobre Faculdade A ou Faculdade B aqui, apenas te mostrarei alguns pontos em que você deve prestar atenção na hora de escolher a sua faculdade.

A grade curricular da faculdade me agrada?

Você pode pesquisar pelas grades curriculares das faculdades que te interessam e ver, matéria por matéria, se te agradam. Veja quais são as tecnologias estudadas, também. Tecnologia avança rápido e é preciso se tomar cuidado pra não entrar em um curso defasado.

Os professores são competentes?

Os professores são um dos pontos principais de se cursar uma faculdade à um curso online, por exemplo. Então é muito importante que a faculdade que você escolha tenha bons professores.

Pesquise seus currículos, vejam se eles tem experiência na área, artigos publicados ou se são conhecidos e respeitados na área.

Procure por avaliações

Pesquise por avaliações da faculdade feitas por alunos que já cursaram. Tente conversar com quem já cursou o curso que você se interessou, pergunte os pontos positivos e negativos.

Veja se a faculdade tem reclamações em plataformas online, como o Reclame Aqui.

Finalização

O caminho de escolher uma faculdade é bem tortuoso e trabalhoso, mas é uma decisão extremamente importante na sua vida. Um esforço agora vai te economizar muita dor de cabeça no futuro.

Se este artigo foi útil de alguma forma para você, compartilhe! Obrigado por ter lido até aqui, e até a próxima!

Welinton Faria

Welinton Faria

Itajubá - Minas Gerais

Desenvolvedor de jogos, designer, geek e otaku. Apaixonado por jogos e animes. Graduando de Jogos Digitais pela Cruzeiro do Sul e Game Designer na Teion Games.