Não Sei Nada Sobre Teoria Musical, Mas Quero Criar Uma Música

Rafael Trovo

Áudio

Acreditamos que todo mundo já pensou em compor uma música online e acabou desistindo por causa da teoria, não é mesmo? Apesar do estudo musical ser algo imprescindível, existem dicas práticas e fáceis que podem te ajudar a montar acordes e formar melodias sem precisar entrar (tanto) no campo teórico.

Qual Programa Utilizar?

Existem tanto DAWs (Digital audio workstation) gratuitos quanto pagos que podem ser utilizados e todos vão se adequar à nossa proposta. Uma ferramenta gratuita disponível é o Bandlab, que, além de ser gratuito, não é necessário baixar nenhum software para ser utilizado.

Começando os Trabalhos

Para montar acordes para sua música, você só vai precisar de duas coisas: saber onde fica cada nota do piano e saber contar!

Como vocês podem notar, a nota Dó sempre começa antes das duas teclas pretas. Entre o Dó e o Sí temos uma oitava. Assim, o próximo Dó no piano será outra oitava, da mesma forma que um dó antes representará uma oitava anterior.

As teclas pretas do piano são os sustenidos, que são representados com um jogo da velha (Dó# ou C# - Dó sustenido). Para não entrar em tantos detalhes, vamos dizer quem um sustenido é uma nota “aumentada”. Por exemplo, Dó# (sustenido) é uma nota maior que Dò, mas que ainda não chegou em Ré. Note que entre Mi e Fá e entre Sí e Dó não existem sustenidos:

Obs: Geralmente, as notas aparecem em notação em forma de letras:

Um acorde menor é representado com um “m” minúsculo ao final da nota: Am = Lá menor.

C D E F G A B
Mi Sol Si

Notação das notas musicais.

Regra da contagem:

Existem diversas maneiras de montar um acorde, assim como existem diversos tipos de acorde. Hoje, vamos aprender os 2 principais tipos de acordes: maiores e menores.

Regra “1-5-8”: Acordes Maiores:

Para montarmos acordes maiores, tudo que precisamos fazer é contar, a partir do acorde que você deseja formar, até 5 e até 8 (incluindo as notas pretas), sendo “1” a nota do acorde que você quer formar. Veja um exemplo para o acorde de Dó Maior (C):

Pronto, agora você tem o acorde de Dó maior (C)! Você pode fazer isso em qualquer nota do piano e sempre terá um acorde maior.

Regra “1-4-8”: Acordes Menores:

Para formar acordes menores também é muito simples e parecido com acordes maiores, basta você tocar uma nota antes do “5”, do acorde maior, tocando a nota 4 a partir do seu ponto de referência. Veja o exemplo em Ré menor (Dm):

Utilizando essa regra, você pode montar um acorde menor a partir de qualquer nota do piano. Simples, não?

Quais acordes eu devo utilizar na minha música?

Agora que você já sabe como montar qualquer acorde maior e menor, como saber quais acordes vão combinar entre si na hora de criar uma música? A resposta longa para essa pergunta requer estudos envolvendo intervalos e escalas, mas existe uma resposta prática: o campo harmônico maior.

Tom/Grau: Mi Sol
I Dó maior Ré maior Mi maior Fá maior Sol maior Lá maior Si maior
II Ré menor Mi menor Fá# menor Sol menor Lá menor Si menor Dó# menor
III Mi menor Fá# menor Sol# menor Lá menor Si menor Dó# menor Ré# menor
IV Fá maior Sol maior Lá maior Lá# maior Dó maior Ré maior Mi maior
V Sol maior Lá maior Si maior Dó maior Ré maior Mi maior Fá#
VI Lá menor Si menor Dó# menor Ré menor Mi menor Fá# menor Sol# menor
VII X X X X X X X

Com essa tabela, você sabe o essencial dos acordes para cada tom da música que você deseja criar. Os acordes do grau VII não apareceram na tabela por serem pouco utilizados nas músicas, além de serem acordes mais complexos. Portanto, foram evitados para não confundir quem ainda está aprendendo. Se você quiser a tabela completa, basta clicar aqui.

Uma sequência de acordes muito comum e utilizada em diversas músicas é a 1-6-4-5, para utilizá-la, basta checar na tabela qual acorde representa o respectivo grau naquele tom. Por exemplo, I-VI-IV-V em Dó: Dó maior, Lá menor, Fá maior, Sol maior.

Dicas importantes:

  • Habitue-se com a nomenclatura utilizada universalmente (C-D-E-F-G-A-B), é ela que estará presente na maioria dos conteúdos disponíveis.
  • Pesquise sobre progressões de acordes, como o exemplo “1-6-4-5” citado acima. Outros exemplos de progressões famosas: “1-5-6-4”, “2-5-1”, “6-1-4-5”.
  • Explore oitavas diferentes: formar acordes em regiões mais agudas e mais graves do instrumento causa um grande impacto na sua música.
  • Estude teoria! Apesar de ser um caminho longo e não muito agradável para algumas pessoas, é indispensável estudar os conceitos da música. Para quem está começando, é indicado iniciar seus estudos por intervalos musicais.
  • Seja criativo. Qualquer música mais complexa apresenta diversos elementos que não foram explicados aqui, mas que não são necessariamente acordes de um tom. Se você acha que uma nota específica fica bonita na sua música mesmo que esteja fora do tom, não se sinta repreendido em utilizá-la, desde que seja com moderação.

Conclusão:

Esperamos que com essas dicas, você consiga começar a trilhar seu caminho na composição musical e que não pare por aí! Busque se aprofundar aos poucos e, quando menos esperar, estará criando belas harmonias.

“O gênio é composto por 2% de talento e 98% de perseverante aplicação.”

Ludwig Van Beethoven





Rafael Trovo

Rafael Trovo

Taubaté - São Paulo

Bacharelando em Ciência da Computação pela Unifei e sempre me interessei por jogos. Ultimamente tenho desenvolvido músicas para a Teion ao mesmo tempo que aprendo sobre essa área.