O que é Game Design

Welinton Faria

Game Design

Se você quer trabalhar com jogos ou, pelo menos, entender como funciona o processo de criação de um jogo, é fundamental que você entenda o que é game design. E hoje eu vou tirar algumas das maiores dúvidas e explicar as maiores confusões que as pessoas acabam tendo sobre game design.

Confusões sobre o assunto

Game Design é um tema extenso e complexo, então é bem comum que iniciantes e, até mesmo, veteranos na área confundam alguns conceitos.

Game Designer não faz arte

Esta é de longe a confusão mais comum sobre o assunto. Bom, a imagem que a gente sempre relaciona com a palavra "design" é a de um "design gráfico", e é por isso que acaba sendo bastante comum as pessoas entenderem errado o que é game design.

Mas o termo "design", na verdade, não tem nada a ver com arte, ou criação de artes.

Design é "projeto", um designer é a pessoa que projeta algo e o que ele faz depende muito do tipo de designer que ele é. No caso de um designer de interfaces, ele projeta como vai ser a tela de um site, por exemplo.

Game Designer apenas dá a ideia do jogo e não o desenvolve

Este é outro erro bastante recorrente. É sim, trabalho do game designer, cuidar da parte da ideia, da conceituação do jogo. Mas esta não é sua única responsabilidade.

Já ouvi dizerem por aí que o Game Designer é o cara que dá a ideia do jogo e deixa o resto da equipe desenvolver. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Afinal, é imprescindível que o game designer seja ativo durante todo o desenvolvimento do jogo. Seja guiando a equipe rumo à experiência conceituada ou realizando desenvolvimento prático (escrevendo roteiros, desenhando mapas, etc...).

O Que é Game Design

O nosso primeiro desafio aqui, é entender o que é o game design. A gente acabou de aprender que, design é sobre projeto, projetar. Então, game design nada mais é do que o planejamento, ou o projeto, de uma experiência.

Pera, experiência? Como assim?

Este é outro conceito interessante: um jogo, nada mais é do que uma experiência. Toda vez que você está jogando um jogo, você está tendo uma experiência, certo? E experiência é uma coisa bem abstrata mesmo, um mesmo jogo pode, e vai, gerar experiências diferentes em cada pessoa.

Mas espera, acho que ainda não entendi o que é experiência.

Explicando por cima porque, denovo, este é um assunto complexo. Quando você joga The Legend of Zelda: Breath of The Wild, por exemplo, qual era a experiência que os games designer queriam passar pra você?

A senção de exploração, de ser um explorador, de estar em uma aventura em um mundo vasto.

E a experiência de um jogo não precisa estar em um contexto tão amplo quanto o jogo inteiro, mas pode estar somente em uma parte dele, por exemplo:

Em Outlast, quando você tem que passar por lugares apertados, está sendo criada pra você a experiência de claustrofobia, de fragilidade, de vulnerabilidade.

Okay, eu entendi o que é a experiência em um jogo, mas como eu crio uma experiência?

É aí que a gente vai pro próximo tópico.

O Que um Game Designer Faz

Como a gente viu, anteriormente, o game designer é o maior responsável, o guardião da experiência do jogo. Mas como ele cria essa experiência?

Game Design e o trabalho do game designer é um assunto muito extenso e depende, também, do contexto.

Por exemplo: Em uma empresa pequena, o game designer vai cuidar de tudo que diz respeito à area de game design (vou listar algumas dessas coisas logo mais). Mas em uma empresa grande, existe uma equipe de game designers e cada um deles pode focar em uma área específica do game design.

Algumas das atribuições comuns de um game designer:

Documentação

O game designer é o responsável pela documentação de um jogo. Basicamente, esta documentação serve para mostrar pros demais membros da equipe, como a experiência do jogo vai ser criada. Envolve desde o GDD (Game Design Document) até planilhas com dados das características de personagens.

Balanceamento

É o game designer que deve balancear o jogo. Por exemplo, no jogo League of Legends, são os game designers que decidem quais campeões devem ficar mais fortes ou mais fracos a cada atualização.

Level Design

É, também, trabalho de game designer decidir como uma fase de um jogo deve ser. Por exemplo, em uma fase de Super Mario, são os designers que decidem onde estarão os inimigos, em que posição os canos ficarão ou onde vão estar escondidos os power-up.

Finalização

Espero que vocês tenham conseguido entender um pouco mais sobre o que é game design e sobre o trabalho de um game designer. Se este artigo foi útil pra você, compartilhe! Vai nos ajudar bastante.

Obrigado por ter lido até aqui, e até a próxima.

Welinton Faria

Welinton Faria

Itajubá - Minas Gerais

Desenvolvedor de jogos, designer, geek e otaku. Apaixonado por jogos e animes. Graduando de Jogos Digitais pela Cruzeiro do Sul e Game Designer na Teion Games.