Tipos de Game Designer e Suas Funções

Welinton Faria

Game Design

"Game Designer" é um termo incrivelmente vago para se descrever o trabalho de desenvolvedor de jogos, já que game design é um assunto gigantesco e um game designer pode ter diversas funções diferentes em um time de desenvolvimento de jogos.

Como eu já expliquei neste artigo, um designer tem atribuições diferentes dependendo da equipe, e do tamanho da equipe. Em uma equipe pequena, onde só exista um ou poucos game designers, eles serão mais generalistas, trabalhando em todas as áreas do game design (vou explicar um pouco sobre essas especilizações em seguida). Enquanto em uma equipe grande, onde existão vários game designers, cada um deles pode focar em realizar funções específicas.

Tipos de Game Designer

Designer de Sistemas

Se você gosta de planilhas, números e matemática esta é, provavelmente, a melhor área pra você.

Um designer de sistemas se preocupa nas regras e números do jogo. A economia faz sentido? As armas tem status coerentes?

Ele é o cara das planilhas. Tem várias planilhas com todos os dados do jogo, status de personagens, status de itens, fluxo da economia, custos e dano de magias e habilidades... É ele, também, quem fornece os dados para que o jogo se torne o mais balanceado possível.

Level Designer

Este designer é o responsável por dizer como os mapas serão. Como cada sala vai ser. Se em um espaço vai existir uma cadeira, uma mesa, um quadro na parede, tudo isso passa pelo level designer.

E isso não é apenas visualmente falando. Ele também é o responsável em gerar desafio e diversão em todas as fases do jogo. Se uma fase de um jogo é muito difícil ou muito fácil, é possível que o level designer não esteja bom..

Designer de Conteúdo

Aqui é o lugar das mentes mais criativas. Se você gosta de escrever, imaginar e criar mundos, personagens, mecânicas, quests... é provável que você se daria bem como designer de conteúdo.

O designer de conteúdo é o responsável por criar as histórias dos personagens, criar as lendas e as mitologias do mundo. Ele também é quem cria as quests e que define como os itens são.

Finalização

Game design é infinito, e estas são algumas funções que um game designer pode exercer. Existem muitas outras, e dentro destas que eu citei, é possível se ramificar em diversas sub-áreas.

Mas se este artigo te ajudou a entender um pouco melhor as possíveis especializações de um game designer, compartilhe!

Obrigado por ter lido até aqui, e até a próxima.

Welinton Faria

Welinton Faria

Itajubá - Minas Gerais

Desenvolvedor de jogos, designer, geek e otaku. Apaixonado por jogos e animes. Graduando de Jogos Digitais pela Cruzeiro do Sul e Game Designer na Teion Games.